Essa é ou pelo deveria ser a pergunta mais importante para a organização moderna, produtos e serviços se tornaram commodities e a concorrência aumentou. Entender quem são os clientes e quais são os seus hábitos de consumo é o caminho para vencer a concorrência.
Sua empresa conhece os seus clientes? Essa é uma questão simples e a maioria das empresas respondem rapidamente, “Sim, nós conhecemos!”.
Até que ponto sua organização realmente conhece o cliente, sistemas de gestão oferecem informações críticas sobre o seu negócio, como: ticket-médio, rotatividade, horários de fluxo, produtos mais vendidos e etc. Essas informações são suficientes para caracterizar os seus consumidores? Analisando esses dados que conclusões podemos chegar? Concluímos que cada compra é identificada pelos 4 últimos dígitos de um cartão de plástico, hora do atendimento e produtos vendidos. Mas qual o nome do portador desse cartão? é homem ou mulher? quantos anos tem? é a primeira vez que veio a minha loja? ele gostou dos meus produtos? ele foi bem atendido? As informações oferecidas pelos sistemas de gestão são perfeitas para definir o resultado financeiro do estabelecimento, mas deixam muito a desejar no quesito de conhecimento dos clientes.
É nesse momento que a organização argumenta com a existência do trabalho da sua gestão de redes sociais, onde são capturadas informações demográficas, nome, sexo e etc. das pessoas que interagiram com a marca, É nesse último trecho do texto que devemos nos atentar para a sutileza dessa informação. As redes sociais representam o relacionamento das pessoas com a “Marca”, o que é diferente do relacionamento deles com as suas lojas. Interpretar curtidores/seguidores como clientes é equívoco perigoso.
Os curtidores e seguidores são pessoas que gostam da sua marca, da sua proposta e da sua visão e do seu negócio. Mas nada garante que eles estiverem pelo menos 1 vez na sua loja, quantas vezes por semana ele realmente visitou sua rede ou quanto de resultado financeiro ele gerou nos últimos 12 meses. É fato que em algum momento eles devem ter tido contato real com a loja, mas quantos % do seu faturamento originou de membros da sua página nas redes sociais, é impossível saber.
Então seu sistema de gestão representa os resultado financeiro da sua loja e minhas redes sociais representam o relacionamento das pessoas com sua marca, eu pergunto novamente, Quem são os seus clientes?
Esse é um grande desafio para as organizações modernas e apenas com estratégias inovadoras será possível responder a essa questão.
Após meses de análise desse desafio conseguimos desenvolver e propor uma tecnologia que poderá auxiliar as organizações a responder essa questão.
Nossa solução utiliza a rede sem fio do seu estabelecimento, isso mesmo, apenas o Wi-fi para instalar uma plataforma de gestão de clientes. Como funciona, removemos a senha da sua rede e o cliente precisará fazer login usando seu próprio e-mail. Esse era exatamente o gatilho que precisávamos para minerar informações sobre eles e identificar quando realmente ele esteve em sua loja.
Essa medida simples, de baixo custo e sem impacto no seu processo de negócio irá trazer resultados surpreendentes para o seu negócio.
Diariamente você terá acesso às informações (nome, email, sexo, data de nascimento, dia, horário, dispositivo e etc.) dos clientes visitaram cada uma das suas loja. E a partir daí um robô de inteligência artificial irá analisar as informações em tempo-real e gerar novas informações a partir desses dados.
Com essa análise será possível conhecer cada um dos seus clientes pelo nome, qual o sexo deles, quantos anos tem, se é a primeira vez que veio a loja, quantas vezes por mês ele retornou, quem são os clientes que mais visitam a loja, quantas lojas da sua rede ele já visitou, quanto tempo ele demora para retornar e muito mais.
Sua empresa além de conhecer os clientes, terá uma base de emails, válida e atual, com todos eles para criar campanhas de marketing, pesquisas de opinião e divulgação de novas lojas. Serão informações reais de clientes dentro do seu estabelecimento.
Podemos utilizar a plataforma para monitorar diariamente o fluxo de clientes e sempre que completar 30, 45 ou 60 dias que o cliente não volta a alguma das lojas, destacar esses clientes. Todas as empresas perdem clientes diariamente, com a nossa ferramenta a sua empresa terá o nome e o contato de cada um dos consumidores que perdeu, para entender seus motivos, suas necessidades e trazê-los de volta.
Mas e agora, Quem são os seus clientes? Sua empresa está preparada para responder essa pergunta?
Essa é uma das soluções que desenvolvemos para sua empresa conhecer melhor os seus clientes e entender o que eles querem para criar um diferencial competitivo e sair na frente da concorrência. Como dito anteriormente esse é um grande desafio e nossa solução ajudará sua empresa a entendê-lo e caminhar na busca da resposta.